domingo, 15 de abril de 2012

A cerejeira de Anton Chekhov (o multi-tataravô do alferes Chekhov)

O que Anton Pavlóvitch Chekhov e o alferes Pavel Andreiévitch Chekhov (da série Jornada nas Estrelas) têm em comum? Vamos ler o artigo?
A peça "A Cerejeira" - ou, literalmente O Jardim das Cerejeiras (Вишнëвый сад, transl.: Vishnyovy sad; 17 de janeiro de 1904) foi escrita pelo escritor russo Anton Chekhov (que curiosamente é o multi-tataravô do alferes Pavel Andreiévitch Chekhov (que vai nascer na Rússia em 2245).
A peça conta a história de uma mulher aristocrática da Rússia e sua família e de como após eles retornarem à propriedade da família (que inclui um grande e bem conhecido jardim de cerejeiras) vê-se obrigada a vender a casa para pagar a hipoteca. Embora a peça demonstre como opção salvar a propriedade, a família, essencialmente, não faz nada e a peça termina com a propriedade vendida ao filho de um ex-servo, e com a família ouvindo o som do jardim de cerejeiras ser derrubado.
A Cerejeira (aquela do "último baile de Ranevskaya") inspirou a canção de 1993 com o mesmo título (composta nos anos 90 por Aleksandra Pakhmutova e Nikolai Dobronravov), regravado em 2006 pelo cantor e ator Vitas, justamente para seu CD Regresso a Casa (2006). Aposto que quem lê o livro de Anton Chekhov vai se deliciar com o futuro parente dele no comando!
 


Da descendência de Anton Chekhov, vai nascer um alferes no século 23. Adivinhem quem! 

 Pavel Andreiévich Chekhov (Павел Андреевич Чехов, em cirílico) é um personagem principal da telessérie americana de ficção científica Star Trek e dos seis primeiros longa-metragens de Star Trek para o cinema, interpretado pelo ator Walter Koenig (e posteriormente - no filme Star Trek de 2009 - pelo ator russo Anton Yelchin).

De origem russa, o personagem aparece na segunda temporada da série e atua como oficial de navegação, com a patente de Alferes da Frota Estelar. Sua promoção a 1º Tenente no longa-metragem Star Trek: The Motion Picture transfere-o para o posto de oficial tático a bordo da nave estelar USS Enterprise. Em Star Trek II: The Wrath of Khan, já havia sido transferido para nave USS Reliant, com a patente de Capitão-de-Fragata (Commander, em inglês) e o posto de imediato. A partir do filme Star Trek V: The Final Frontier, Chekhov serve como oficial de navegação a bordo da nave Enterprise-A.

 Dê uma olhada no videoslide desse personagem coadjuvante da série Star Trek (alferes Chekhov, nascido em São Petersburgo, Rússia, sem dúvida!).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário