terça-feira, 1 de novembro de 2011

"Esther, eu me rendo a você!"


Lembra da canção Lucia di Lammermoor na voz de Vitas e você notou que no meio da música Vitas menciona a letra "Esther" três vezes? Isso porque Vitas teve que alterar a letra "Edgardo" para "Esther", daí a letra "Esther! io ti son reso!" (que signinifica em italiano "Esther, eu me rendo a você!").
Para quem quer saber sobre ela, aqui vai:

Esther é uma personagem bíblica, relacionada ao livro de Esther. Uma jovem judia entre os deportados (ela tinha charme e beleza), Esther se tornou a rainha da Pérsia (ao lado do rei Xerxes) e como seu primo e tutor Mordecai descobriu um complô contra a vida do rei; como o Grão-vizir Haman procurou liquidar os judeus; como Esther interveio, arriscando a própria vida; como Haman foi enforcado e os judeus autorizados a fazer um contra-Pogrom, cujo aniversário celebram com a festa dos Purim.
Por coincidência, Esther (do persa setāra/ستار "estrela" ou do babilônio "Ishtar"; Sumério: 𒀭𒌋𒁯 Transl. Ishtar) também veio (curiosamente) do nome de Esther Manilova (falecida em 1975)! (Veja o artigo do Wikipédia sobre o nome Esther)


Você também pode dar uma conferida no artigo do Wikipédia sobre o telefilme Esther (1999), cujo telefilme da Beta Film (distribuído pela NBO em DVD e em Blu-ray) também fala do mesmo tema (e é imperdível!).

"Esther" é três vezes mencionada na canção Lucia di Lammermoor na voz de Vitas (como eu já lhes falei), que vocês vão ouvir, curtir e inspirar em Esther!




Baixar Mp3 pelo 4shared


Se quiser, assista também o clipe (a letra abaixo é a tradução livre e modernizada, mencionando o nome "Esther" duas ou três vezes).



O doce som de sua voz me surpreendeu!
Ah, aquela voz envolveu meu coração!
Esther, eu me rendo a você, minha Esther!
Fugi de seus inimigos.