sábado, 28 de abril de 2012

De Nova York pro Vitas Brasil: o ônibus espacial Enterprise fez seu último voo ontem em Nova York




O último voo espetacular do ônibus espacial Enterprise



NOVA YORK — O ônibus espacial Enterprise, um protótipo que jamais viajou ao espaço, chegou nesta sexta-feira a Nova York em um último voo espetacular, acoplado a um Boeing 747 modificado para este fim.
Depois de sobrevoar a Estátua da Liberdade e os arranha-céus de Manhattan, acompanhado ao vivo pelos canais de televisão, a nave aterrissou no aeroporto John F. Kennedy no fim da manhã, de onde será levado para seu destino final, o Intrepid Sea, Air and Space Museum.
O sobrevoo da nave foi saudado por aplausos e assobios ao longo do rio Hudson, onde centenas de turistas e nova-iorquinos se mostraram emocionados com a ocasião.
"Acho que é a coisa mais legal que já vi. Estou sem palavras", afirmou Leuinda Field, 37 anos, uma professor que levou seu filho de 3 anos para participar deste momento histórico.
O ônibus espacial e o Boeing deixaram Washington nesta sexta-feira, pela manhã.
A nave, um protótipo, foi concluída em 1976 para ser usada para testes de voo atmosférico, mas não numa missão no espaço, ao contrário dos demais cinco ônibus da frota.
Na ocasião, foi lançada num grande evento que contou com a participação dos atores de "Jornada nas Estrelas" ("Star Trek"), uma vez que Enterprise é o mesmo nome da nave espacial usada nas missões do capitão Kirk e sr. Spock, os heróis do seriado criado por Gene Roddenberry na década de 1960.
Depois, o Enterprise virou uma atração turística.
"Várias semanas após a chegada, o Enterprise será desacoplado do 747 e colocado em uma barcaça que será puxada por rebocadores pelo rio Hudson ao Intrepid Sea, Air and Space Museum", informou a Nasa em um comunicado.
As viagens finais dos outros ônibus espaciais também atraíram uma multidão de fãs.

Fonte: AFP