domingo, 31 de outubro de 2010

Deu no Komsomolskaya Pravda



Em 5 de novembro, Vitas vai dar um concerto na minha cidade, Novosibirsk (a capital da Sibéria). Na véspera do evento, os cidadãos perguntaram-lhe algumas perguntas, através do famoso jornal russo "Komsomol'skaya Pravda". Eu apresento a foto digitalizada do artigo de jornal com perguntas algumas pessoas e respostas do Vitas. E abaixo há uma breve tradução dos momentos mais interessantes da entrevista com Vitas.

- O que você diz para Novosibirsk?
VITAS: Esta cidade mostra cordialidade esmagadora! Eu venho aqui pela 10 ª vez, então este será o meu concerto do jubileu. Quero agradecer aos cidadãos de respeito, confiança e um interesse tão grande para a minha arte musical e para o programa "Noite Agitada", que vou apresentar. Os cidadãos de Novosibirsk me deram a oportunidade de apresentá-los tanto as minhas novas canções favoritas quanto as antigas. Sua confiança me provoca o meu profundo respeito, a devoção ao meu espectadores, e grande desejo de voltar novamente para Novosibirsk.

- Que livros você lê? E quem dos heróis da literatura clássica é particularmente agradável para você?
V: A maioria das minhas músicas foram compostas por mim. Eles expressam o que penso e sinto. Eu nunca me comparei com algum herói da literatura. Os chineses têm um provérbio bem sobre este ponto: "É importante manter-se em qualquer situação". Eu sempre tento manter-me e espero que minhas provações não sejam em vão. Quanto à literatura clássica, sempre fui um grande admirador da arte do poeta russo famoso como Pushkin. Na minha opinião, tudo que ele fez é um gênio, exato e gracioso e vai ficar como sempre, enquanto a humanidade viver.

- Quais são os programas de TV ou filmes que você assiste? Qual seria o conselho para os nossos jovens para assistir?
V: Gostaria de aconselhar que eles sejam expulsos da TV ou se joguem fora mesmo. É impossível estar no clima de terror informativo 24 horas por dia! Costumo ir para turnês em todo o mundo e posso afirmar que nem no Japão ou na China, nem nos EUA nem na Europa vai ter pesadelos depois de assistir TV. A TV não é divertida, positiva e informativa. Há muito mais coisas boas do que ruins em nossa vida - nós só devemos vê-lo e quero mostrar isso aos outros. Claro, a TV pode mostrar cenas de assassinato, e isso será interessante. Mas se tudo isso é mostrado 24 horas por dia, nossos filhos vão crescer com defeito e com médiuns danificados. Eu acho que uma TV deve ser proibida e a censura rígida deve ser introduzido para acabar com este vandalismo informativo.

- Que lugares em Novosibirsk você proporia para visitar aos clientes de nossa cidade? Você tem algum lugar preferido aqui?
V: Novosibirsk é uma cidade incrível! Deve ser necessariamente visitada! E o meu lugar favorito é, provavelmente, a sala de concertos onde vou realizar.

(Valeu, Anna da Rússia, por traduzir a entrevista e pela colaboração de texto. "Spasibo!")