"Pode me escolher!" Quem curte essa canção que o Vitas canta com uma de suas birdies ou sozinho (ou seja lá o que for), vai conhecer esse lance, essa história sobre essa canção que não só encanta os russos, mas os chineses e estrangeiros também: O Pássaro da Felicidade. Pegue o Mp3 Player e vamos viajar nesse som!

O Pássaro da Felicidade (título original em russo: Птица Счастья) é uma canção composta por Aleksandra Pakhmutova e Nikolai Dobronravov em 1980 especialmente para o filme Ó Esporte, Tu És a Paz! ("О спорт, ты — мир!",1980) (cortesia da Kinostudya Mosfilm) - e na voz do conjunto vocal-instrumental "Zdravstsvuy, Pesnya!" (a primeira vez que o grupo interpretou essa canção foi justamente nesse filme).
Ptitsa Schast'ya (interpretada pelo grupo "Zdravstvuy, Pesnya!", 2005)

O filme fez tanto sucesso (e também a canção) que no ano seguinte foi lançado o álbum com o mesmo nome da canção ("O Pássaro da Felicidade") e não demorou muito para que a canção fosse um hit também na voz de Nikolay Hnatiuk, que em 1981 apresentou "O Pássaro da Felicidade" no Festival da Canção de 1981 no Canal Um da ex-União Soviética.
Nikolay Hnatiuk hoje

Nikolay Hnatiuk interpretando "Ptitsa Schast'ya" no Festival da Canção de 1981

A partir de 1982, vários intérpretes regravaram "O Pássaro da Felicidade" e até ganhou uma letra em chinês (com o título em mandarim 幸福鸟; pinyin: Xìngfú niǎo), sendo muito popular até na China.

E de 1982 até hoje "O Pássaro da Felicidade" tiveram muitas versões diferentes. Citemos alguns intérpretes:
Alekber
Alexander Vorobyov e Domisolka
Biser Kirov
Grupo Dobry Molodtsy
Alexander Murayev
Olga Pirags
Valeriy Leontiev
Nadezhda Chepraga
Grupo Sonet

A partir de 2003, o popstar russo-letão Vitas regravou sua versão definitiva para "O Pássaro da Felicidade" (para o CD - e programa-concerto - As Canções da Minha Mãe), assim sendo sua segunda canção-assinatura depois de "Ópera#2". "O Pássaro da Felicidade" desde então se tornou uma canção mais dançante (e eterna) na voz de Vitas, razão pela qual ele passou a se apresentar não só na Rússia, mas também na China e mundo afora!

A repercussão foi tanta que no final de 2007 Zui Chen, a.k.a. Dieforsing (fã de Vitas na China) regravou a canção "O Pássaro da Felicidade". A versão da Dieforsing foi sucesso só na China e Taiwan.

Além de Dieforsing, vários fãs de Vitas regravaram sua canção "O Pássaro da Felicidade" (veja na lista de reprodução do Vitas Fan Art). Em 2011, para comemorar os 30 anos da canção eu regravei pra vocês minha versão desta música "O Pássaro da Felicidade" pra vocês baixarem e curtirem. Espero que gostem.