segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A noite em que Novosibirsk se encantou com Vitas




Anna (da Rússia), que foi assistir na íntegra o espetáculo de Vitas "Noite Agitada" em Novosibirsk (Sibéria) no dia 5, explica como foi o show mais estupendo de todos. (Anna, muito obrigada pelo apoio!)

(Tradução de Tatianna Raquel)

Este concerto era esperado pelos cidadãos de Novosibirsk por mais de 1 ano e meio, e finalmente rolou!

Primeiro quero agradecer a todos os fãs estrangeiros que me enviou presentes e cumprimentos de Vitas. Tudo isso foi a melhor prova de seu amor para o artista e interesse para a sua arte.

Agora vamos passar para o lance do show.
Na noite de 5 de novembro, eu vim para o complexo concerto meia hora antes do espetáculo. Eu esperava para ver o novo DVD "Noite Agitada em São Petersburgo" e comprar alguns discos para os meus amigos estrangeiros que lhes ordenou, mas infelizmente esses DVDs não chegaram a venda ainda. Provavelmente, o produtor do Vitas mudou seus planos para começar a vender o DVD em novembro e foi adiado há algum tempo. Caros amigos, me perdoem, por favor, se vocês me decepcionaram com essa notícia.

O concerto foi adiado por 20 min., então eu tive tempo para examinar o público espectador. Tive o prazer de ver muitas pessoas com quem me encontrei em shows de Vitas mais cedo. Eu entendi que esses foram os fãs devocionais da artista, que gostava de ser a sua música por um longo tempo. A maioria deles ocuparam as primeiras filas para ficar tão perto do seu ídolo possível.

Por fim, o show começou. Primeiro foi a escuridão absoluta no corredor, apenas a música tocava, mas quando ele terminou, Vitas apareceu no palco e começou a cantar "Aonde Você For, Eu Vou". Embora eu não seja uma grande amante da música, gostei dos novos movimentos e gestos que Vitas demonstrou durante sua performance. Eu não posso descrevê-los exatamente, porque é necessário vê-los com seus próprios olhos. Eu só posso dizer que com esses movimentos Vitas pouco se assemelhava a uma boneca rolando aqui e ali (chamava-se "nevalyashka" em russo). Ele parecia muito bonito.

Um fato triste. Alexander Gruzdev faltou no concerto. Houve um novo guitarrista no lugar dele. Eu não sei porque Gruzdev não veio. Talvez ele não poderia ir para essa turnê por algumas razões pessoais, mas talvez ele deixou o grupo DIVA? Não, eu não quero acreditar nisso! Ele é um guitarrista profissional, um virtuoso real em tocar guitarra! E o novo homem é bastante estático e longe de ser um virtuoso: tocou apenas acordes simples, e o tema musical principal foi interpretado por Vasily Musatov no teclado. Foi o Vasily que salvou a situação devido à sua maestria e não permitiu que essas composições musicais fossem mimadas.

Quando Vitas apareceu em traje de faraó, o público aplaudiu, ficou impressionado com esta beleza. E quando Vitas começou a cantar "Aria" e "Ave Maria", a platéia ficou em silêncio, sendo impressionado mais uma vez, desta vez com a beleza da voz alta. Assim como as canções terminaram, os espectadores em voz alta gritaram "Bravo!" (Caraca, essa cena se repete depois de cada canção - o povo mostrou uma recepção muito quente pro Vitas.)

Devo dizer que todas as roupas eram muito magníficas, à luz das lâmpadas do palco: Eles brilharam em todas as cores, e Vitas parecia tão atraente aos que você não sabia o que fazer em primeiro lugar - ouvir a música ou olhar para o traje. E a beleza do traje foi completada pela própria beleza do Vitas, de modo que o público, ficando encantado, muitas vezes, sussurrou: "Mas como é lindo!".
Muitos espectadores não sabiam anteriormente que foi o Vitas que interpreta as canções não somente em russo e italiano, mas também em chinês e romeno. Então, quando ouviram essas músicas, foi uma grande descoberta para eles. Eles aplaudiram vigorosamente e voltei a gritar "Bravo!".

Como de costume, presentear flores e presentes para Vitas foi permitida só na segunda parte do concerto, depois da música "As costas da Rússia". Não dá pra entender a política do Vitas sobre este ponto, mas tivemos que obedecer à sua solicitação. Assim, logo que a música terminou, uma multidão de espectadores correram em direção ao palco para dar suas flores para o artista. Eu apresentei meus presentes nas peças. Primeiro eu dei as flores pra ele. Enquanto eu estava tirando o chapéu de Amy do pacote, ele recebeu flores de uma outra mulher. Depois disso, eu dei-lhe um chapéu. Ele agradeceu e colocou-o na borda do palco. Então eu tive que esperar até que ele recebeu flores de duas mulheres, e depois disso, eu, finalmente, dei-lhe o pacote com o resto dos presentes. Ele disse: "Vou levá-lo mais tarde". (Mas ele permaneceu no palco após o show. Perguntei ao guarda-costas para levar o pacote pro Vitas ao camarim, mas eu duvido que eles fizeram isso. E mesmo que trouxesse o pacote, não é o fato de Vitas ter olhado para ele. Como nos disseram, ele correu para pegar o trem, então, não é de excluir que ele deixou o pacote com os presentes no vestiário, mesmo não olhando para eles, como na maioria das vezes.)

Quanto ao chapéu, Vitas primeiro colocou-lhe na borda do palco, mas depois levou-a para os instrumentos de percussão do Rushan. Sugeri que ele pretendia usar o chapéu durante o show, e isso realmente aconteceu um pouco mais tarde. (Eu vou contar os detalhes abaixo.)

Quando a música "O pássaro da felicidade" tocou, Vitas desceu e atravessou o corredor "para buscar seu pássaro da felicidade" (como ele disse). Ele foi até a fila 10, mas depois mudou de idéia e voltou para a primeira fila, onde está um grupo de garotas. Ele tomou uma de suas mãos e levou-a para o palco. Mas a garota parecia muito como se ela não estava satisfeito em ser escolhido para cantar em dueto: Ela era bastante sombria e nunca sorriu enquanto estava no palco. Ela se apresentou apenas um par de frases no final da canção, disse algo a Vitas com um rosto amigável, e voltou ao seu lugar. Os espectadores ficaram surpresos com seu comportamento estranho. Toda mulher ficaria feliz em ser escolhido por Vitas para cantar, mas esta absolutamente não entendeu a sua felicidade!

Após a música "Mamãe", os fãs da primeira fila ficaram na memória da mãe de Vitas, e todos os outros espectadores seguiram seu exemplo. Vitas ficou profundamente comovido com esse apoio, eu nem reparei lágrima sequer nos olhos. Ele agradeceu ao povo de seu entendimento de sua tragédia e pelo seu apoio.

Então a música "Eu te agradeço por tudo" começou, e Vitas novamente atravessou a sala, presenteando rosas à mulherada. O guarda-costas andou atrás de Vitas e carregou rosas brancas e vermelhas, e Vitas lhes tomou um por um e gentilmente cedeu para as mulheres. Eu me sentei na quarta fila, então eu tive a sorte de conseguir uma rosa (vermelha, como eu sonhei) de Vitas. A rosa dele acabou por ser de elevada longevidade. Normalmente as rosas que me presenteou ficavam no máximo 2-3 dias, começando a murchar no segundo dia. Só que a rosa de Vitas, mesmo após a caminho de 30 km a partir da sala de concertos para a minha casa a zero temperatura e vento forte, ainda está fresca e não mostra sinais de esmaecimento. Incrível! Parece que foi Vitas quem levou as rosas pela sua energia mágica para obrigá-las a ter vida longa! Obviamente, ele pode carregar com a energia não apenas água, mas as plantas também.

A música folclórica russa "Kalinka" foi interpretada por Vitas muito atraentemente: Ele imitou os movimentos de danças folclóricas russas e parecia tão engraçado! No final da canção, um trecho musical da canção de Michael Jackson "Billy Jean" tocou, e esse foi o momento em que o chapéu de Amy entrou em uso. Vitas tomou e notou que o cartão de visita da Amy foi inserido no chapéu. Ele examinou cuidadosamente e então começou a colocar o chapéu na cabeça. Parece que o chapéu era um pouco pequeno para ele, porque ele puxou sobre a sua cabeça por alguns segundos, mas finalmente ele conseguiu fazer isso. Ele tirou o chapéu sobre os olhos e começou a caminhar com o famoso "moonwalking" do Jackson. Nesta imagem, e com estes movimentos Vitas parecia tanto com Jackson que eu até pensei que era o Jackson de verdade. O público gritou, sendo impressionado, e aplaudiram, gritando: "Bravo!". Depois destas danças curtas, Vitas voltou a colocar o chapéu para a percussão, e seu destino seguinte é desconhecido para mim. Duvido que Vitas tomou o chapéu para as cidades próximas. Mas eu acho que Amy não será ofendida por isso. Ela deve estar feliz que ele pagou a atenção para o seu presente de limpeza à mão e até mesmo usou em seu show. É uma pena que ninguém tirou uma foto dessas "danças de Michael Jackson", porque quaisquer filmagens foram proibidas.
Meu, eu vi um fotógrafo profissional e o operador de canal de TV de Novosibirsk no show, mas eles foram autorizados a tirar fotos e gravar vídeo só nas duas primeiras músicas. Se todas as fotos ou vídeos aparecerem em seus sites oficiais, vou compartilhar com vocês, galera.

Então Vitas subiu ao palco, carregando uma pequena mala. A maioria da platéia não sabiam o que estava dentro e, portanto, ficou intrigado. Quando Vitas abriu a mala e tirou um cachecol vermelho e preto, o público gritava, tendo adivinhado qual a música que será executada. E enquanto Vitas estava cantando "Ópera 2", o público delirou! Eu tinha medo que o teto ia cair sobre minha cabeça - tão alto, as pessoas gritaram e aplaudiram!

A última canção "Esses olhos estão à minha frente" Vitas cantou junto com a plateia. Esta música antiga é muito famoso na Rússia, portanto, quase todos os russos conhecem suas letras. Eles cantaram, e eu me senti triste que este era o fim do show e em um minuto Vitas ia embora e eu não iria vê-lo por muito tempo ...

Quando o show acabou, Vitas acenou para o público, e as cortinas foram puxados juntos. Alguns fãs correram para o vestiário, na esperança de conseguir um autógrafo de Vitas, mas não houve recepção no camarim. Como eu disse anteriormente, Vitas correu para pegar o trem, que saiu de Novosibirsk em meia hora, então ele não tinha tempo para conversar com os fãs. Quando ele saiu do vestiário, os fãs gritavam tão alto que Vitas parecia estar surpreso. Ele acenou um adeus para os fãs e deixou a sala de concertos pela saída de trás.

Ele foi embora, mas ficaram tão excelentes sensações de seu show e uma memória tão agradável sobre esta noite mágica! Esta "Noite Agitada" foi como um conto de fadas, como uma das maravilhas onde eu e centenas de outras pessoas tem, devido ao meio que magista chamado Vitas ... Este artista é realmente um magista! - Ele dá tanta bondade, amor e carinho que você quer abraçar o mundo da gratidão sobrecarregada de sorte para ter a chance de conviver com o artista na mesma época.
VALEU, Vitas, pela sua existência e tudo que você faz para todos os povos do nosso maior planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário